Denúncias

O Instituto Alexis não recebe denúncias de violência sexual. Os casos suspeitos devem ser comunicados aos órgãos da rede de proteção ou da justiça. É a condução adequada da situação por parte desses serviços que possibilita que a criança ou o adolescente vitimizado seja protegido e que o agressor seja responsabilizado.

Existem várias formas de denunciar. Veja abaixo algumas delas: 


Disque 100

Você pode ligar para o número 100 de qualquer telefone e fazer a sua denúncia. Esse canal serve para relatar os vários tipo de violência contra crianças e adolescentes e também os casos de abuso sexual. O serviço funciona 24 horas, todos os dias da semana e recebe registros de todo o território nacional, inclusive de forma anônima. 


Delegacia de Polícia 

Você pode procurar uma Delegacia comum de Polícia ou a Delegacia Especializada no atendimento de crianças e adolescentes (DPCAs), se houver na sua cidade. Esses locais realizarão os encaminhamentos necessários ao caso e a instauração de um processo investigativo. 


Conselho Tutelar 

Uma outra opção é procurar o Conselho Tutelar mais próximo de sua casa. Este órgão tem por obrigação zelar pelos direitos de crianças e adolescentes, realizando as orientações e os encaminhamentos necessários. A denúncia no Conselho Tutelar pode ser realizada por telefone (é possível buscar o número na internet) ou pessoalmente.

 

Ministério Público

Você também pode entrar em contato com o Ministério Público do seu estado. Este órgão recebe denúncias de violações de direitos da sociedade em geral, incluindo os de crianças e adolescentes. É importante reunir o maior número possível de informações sobre o fato, para o registro e apuração da situação. Na internet, você encontra o telefone do Ministério Público do seu estado. 


App Direitos Humanos Brasil

Você pode fazer sua denúncia através do aplicativo Direitos Humanos Brasil, disponível para IOs e Android. Esse aplicativo do governo federal recebe denúncias de violações de direitos humanos de forma geral, incluindo violência sexual contra crianças e adolescentes. 


Lembre-se: A proteção integral de crianças e adolescentes é dever de toda a sociedade. Por isso, as situações de violações de direitos, incluindo a violência sexual, devem ser denunciadas. Faça a sua parte!