Toda criança é ensinada a respeitar aos mais velhos, o que é mesmo algo muito importante. Talvez seja complicado aceitar, mas, dentro do assunto, você precisa entender que o respeito aos adultos não deve ser incondicional ou a criança pode ficar mais suscetível a abusos. Vamos te explicar a razão disso!

A criança que é educada a sempre obedecer os adultos, torna-se um alvo fácil para molestadores, pois, percebe-se obrigada a se submeter a qualquer coisa que ele lhe mandar fazer. Nesses casos, é mais difícil a vítima reagir ou avisar para alguém se uma pessoa mais velha pedir para que tire a roupa, mande fotos pelada, lhe faça carícias, entre outros exemplos. Ela não foi preparada para reconhecer que adultos também fazem coisas indevidas e que pode dizer “NÃO” a essas situações.

Para que seu filho não se torne passivo como nesse exemplo, incentivamos a educá-lo para se manifestar sempre que se sentir desconfortável com qualquer pessoa. A ideia não é que ele seja mal educado, mas, que seja capacitado para explicar ou negar quando um adulto lhe faz carinhos de que não goste por serem excessivos, dolorosos ou porque lhe deixam com vergonha.    

É certo que, no geral, os adultos são aqueles que auxiliam os nossos pequenos com os problemas cotidianos, mas as crianças devem ser ensinadas de que todo mundo merece respeito e com elas isso não pode ser diferente. O respeito deve funcionar em uma via de mão dupla e não é por ser mais nova que ela pode ser tratada com menos consideração. 

Liliane Domingos Martins